Sometimes Always

Sometimes Always (Tradução para português: De vez em sempre) é um espaço que procura manter e estimular amizades mergulhadas numa nostalgia espacial. O Ver, o Ouvir e o Falar...certo dia deram lugar ao Escrever...mas sem nunca deixar de Sentir. Instalem-se confortavelmente...Sejam Bemvindos!!!

segunda-feira, novembro 06, 2006

Agosto em Cracóvia


Não sei se já é da idade...ou do Wyborowa, da Zubrowka, da Lech, da Warka Strong, do Mad Dog,do Tatanka entre outros néctares...mas já não me lembro muito bem do que se passou em Agosto :(

Muito sucintamente...

...Como qualquer jovem português que de repente se vê fora do seu habitat, a tentação por conhecer um lugar até então desconhecido...leva a que os seus dias sejam passados de forma diferente. No entanto, a primeira vez que estive em Cracóvia (à três anos atrás) tive oportunidade de realizar um roteiro semelhante ao dos sócios da Brigada do Reumático ...ou seja...uma semana inteira atrás de um guia com uma bandeirinha em punho, a narrar a história de todo e mais algum calhau que surja num percurso estrategicamente estudado...o que pecou por defeito em 2003, peca agora por excesso...e perguntam vocês o quê?...Eu explico...claro está...a cultura nocturna de Cracóvia.

Quando cheguei, avisaram-me logo de forma oportuna que no centro e à sua volta existem 300!!!!! estabelecimentos nocturnos...o que é impossível de acreditar, se visitar-mos a cidade na companhia de pais e avós...Passo a explicar...ao contrário do que se passa em Portugal...quando se pensa em abrir um bar ou uma discoteca...pensa-se também na importância do local, na vista, no conforto, ou seja no espaço em si...tal ideologia...fez com que o Lux, o Nuts, a Kapital, entre outros acontecessem...agora aqui...basta encontrar o R\C mais cavernoso...e já está...se fôr uma cave tanto melhor, sendo assim é necessário alguma astúcia, perspicácia e coragem para descobrir grande parte dos bons locais que aqui existem..uma vez que muitos são em caves indistintas, outros temos ao fundo de túneis, outros depois de andar aos ziguezagues...et voilá...um belo espaço...e acreditem que os polacos não têm poucos. Tal ideologia faz com que Cracóvia apresente, uma panóplia de locais que agradam o gregos e a troianos...tal a sua diversidade, não obstante os reduzidos orçamentos...posso desde já adiantar que o meu club favorito deve ter um orçamento composto por cerca de 5 a 10 linhas...uma vez que a última vez que as paredes viram tinta deve ter sido à 20/30 anos atrás, três ventoínhas fazem de ar condicionado, a mesa do DJ está numa vitrine de mercearia...no entanto noctívagos de Lisboa que já tiveram oportunidade de presenciar tal espaço ficaram impressionados pela simplicidade e atmosfera que o Lubu - Dubu emana...ambiente espectacular...como o tal o Lubu - Dubu mais tarde vai merecer um post dedicado só a si, também porque se torna difícil dissociar o 1º andar do prédio mais animado de Cracóvia das minhas sextas e sábados.

Em Agosto tive as primeiras visitas (a nossa casa na segunda quinzena mais parecia uma pousada de juventude e ainda bem)...vindos directamente da civilização e com um bronzeado impecável, apareceram três só de uma vez...a Isabel, o Pedro e o Paulo...uma boa desculpa para aproveitar o feriado e meter uns dias de férias. Embora a cidade tivesse a a meio-gás devido ao surto de migração que houve nestas mini-férias para o Norte da Polónia (aproveitar os últimos dias de verão), a diversão e cunbíbio estavam garantidos. Não sendo por natureza um grande cicerone, puxei dos meus galardões e fui mostrar-lhes a cidade...também para quem vinha directamente das praias do sul de Portugal...umas igrejas e um imponente castelo Wawel faz logo arregalar os olhos. Agora para quem vem das discotecas do sul de Portugal...estava com receio que a noite cracoviana não lhes agradasse e que ao porem um pé numa das muitas caves com música...perguntassem logo...Que m**** é esta? Felizmente tal não aconteceu (se calhar com medo de ficarem sem alojamento para os restantes dias), para meu gáudio pudemos partilhar umas boas noites em Cracóvia...e que bom que é ter por cá a cara-metade e uns amigos. Por uns dias Cracóvia aproximou-se mais de Alcochete, sentimo-nos em casa (coincidiu também com a instalação da TV Cabo...fiquei feito parvo a ver anúncios durante meia hora). Obrigado por terem vindo.

1 Comments:

Blogger Isabel said...

A acrescentar, tenho apenas a dizer que estou desejosa de ler o
post dedicado ao famoso Lubu - Dubu dado que facilmente se tornou o meu club preferido em Cracóvia!!!
Pessoas simples (aka estudantes)...
Espaço (bizarro mas)original... Bebidas muito acessíveis (a comparar com Edimburgo então... é um escândalo!)...
Excelente escolha de banda sonora (ora indie ora comercial)...
Adorei revisitar Cracóvia e conhecer vários novos spots sempre em boa companhia!
Obrigada.

1:14 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home