Sometimes Always

Sometimes Always (Tradução para português: De vez em sempre) é um espaço que procura manter e estimular amizades mergulhadas numa nostalgia espacial. O Ver, o Ouvir e o Falar...certo dia deram lugar ao Escrever...mas sem nunca deixar de Sentir. Instalem-se confortavelmente...Sejam Bemvindos!!!

sábado, novembro 18, 2006

A Bófia - Parte I

Durante a nossa infância e juventude fomos invadidos por filmes, séries ou sitcoms onde existia sempre um polícia, detective, ranger ou militar que ao final de aproxidamente 60 minutos se tornava num herói...ou seja...desde pequenos fomos obrigados a idolatrar a Autoridade.

Obviamente que a ideia que cada um tem da so called Autoridade, varia consoante o país em que vivemos. Por exemplo no Reino Unido e França, quando falamos da polícia imaginos logo um gentleman a quem podemos solicitar ajuda, no México o mais seguro é mesmo mantermo-nos afastados da polícia pois eles podem de forma repentina tornarem-se no nosso pior inimigo, na Polónia é difícil compreender quem toma conta do país devido ao vasto número de empresas de segurança, aliás torna-se complicado distinguir a polícia dos porteiros dos clubs, em Portugal quando falamos da Autoridade, ocorre-nos logo a imagem de uma pança, um bigode e um balãozinho para soprar.

Quarta-feira, por norma este é único dia da semana em que temos a tarde livre, hoje não há futebol nem squash, portanto tempo para pôr a conversa em dia e com sorte ainda apanharmos um bom jogo na Sportv.

Tudo parecia bem encaminhado...até que...soa a campaínha da porta de casa...deve ser um dos portugueses a passar por cá. A preguiça é muita...mas calhou-me em sorte ser a minha vez de atender...espreito para ver quem é...e ...comunico em alto e bom som ao meu flatmate...é a Polícia, o Fernão irrompe pela porta do quarto...enquanto eu troco os primeiros olhares com o Sr. Autoridade...na minha cabeça...passam imagens a uma velocidade alucinante tentando descortinar algum acto ilegal que possa ter cometido na minha ainda curta estadia...em slow motion tento recordar-me de todas as noites em que regressei a casa aos ziguezagues...mas não me recordo de nada.

De uma pasta preta o Sr. Agente que só fala em polaco tira um papel onde está o meu nome completo...fico perplexo...o Fernão olha para mim a sorrir...como que "Então fizeste m**** e não me dizes nada?"...mas não ...embora hesitante...estava seguro das minhas acções....entretanto o mesmo Sr. retira da mesma pasta outra folha..esta com o nome do Fernão...uma sensação de alívio toma conta de mim...afinal não deve ser grave...mas não entendemos nada do que ele está para ali a dizer....e essa sensação começa a irritá-lo. Decidimos ligar ao Pawel para nos traduzir o discurso do Pan (Sr.) Agente...embora o Pawel seja um gajo arrogante e com o rei na barriga...é o nosso tradutor de bolso...qualquer dia ainda acaba em treinador do Chelsea ;)

Passo o telemóvel ao bófia e de seguida é nos traduzido o seu discurso...o inglês rudimentar do Pawel ainda nos ia causar problemas...

"Hey Renato that guy is the local Sheriff!!!!" Quando ele menciona a palavra Sheriff, só me recordo dos Westerns que costumavam dar na televisão ao domingo à tarde, imagino os tiros e os cavalos e partimo-nos a rir em frente do polícia...o gajo começa a passar-se...mas não consigo parar de rir...o Fernão já está vermelho de tanto rir...e o gajo continua a olhar para nós...prossigo a conversa com Pawel...mas ao olhar para o Fernão desato a rir novamente...o Pan Agente sempre a falar em polaco...visivelmente irritado...tenho de fugir daqui penso eu...o ar de irritado do gajo faz-nos rir ainda mais...depois de mais algumas gargalhadas e lágrimas derramadas...percebemos que ele estava ali só para certificar-se que moramos na Polónia e emitir nosso certificado de residência...no entanto do seu ar de brutamontes vêm as únicas palavras que conseguimos decifrar...Opini Negativi e foi-se embora.

Ps- Este é a típica situação hilariante que devido a um conjunto de emoções impossíveis de descrever não resulta muito bem quando escrita...ao lerem este post usem um pouco da vossa imaginação e tentem viver a situação.