Sometimes Always

Sometimes Always (Tradução para português: De vez em sempre) é um espaço que procura manter e estimular amizades mergulhadas numa nostalgia espacial. O Ver, o Ouvir e o Falar...certo dia deram lugar ao Escrever...mas sem nunca deixar de Sentir. Instalem-se confortavelmente...Sejam Bemvindos!!!

terça-feira, novembro 28, 2006

Edimburgo - Férias...15 meses depois

Pois é...quem me conhece sabe que não dispenso umas boas férias, no entanto desde que deixei a Faculdade e entrei no mundo profissional, ainda não tinha tido a oportunidade de disfrutar uns dias de Dolce fare niente.

O local estava há muito combinado...Edimburgo.

Até há bem pouco tempo sempre que ouvia falar da Escócia... associava-a ao escritor Irvine Welsh (autor do livro Trainspotting, entre outros), hoje em dia quando ouço a mesma palavra...associo-a a Isabel. Embora o criador de Mark Renton & C.ª seja considerado o mais talentoso escritor contemporâneo do Reino Unido e alguém que admiro há já muitos anos...decidi visitar alguém que de facto mudou a minha vida, ou seja, a minha cara-metade...peço desculpa Mr. Welsh!

Sexta-Feira, 20 de Outubro...

...As férias que há tanto tempo esperava...parto de Varsóvia com destino a Edimburgo, no avião é impossível passar ao lado da boa disposição e simpatia do povo escocês...é impressionante...especialmente para quem viaja a partir do Leste da Europa!

Chegado a Edimburgo tive a primeira surpresa...afinal sempre tinha alguém à minha espera no aeroporto:)

Certamente que todos nós já passamos pela situação de ter tanto para contar e acabar por não dizer nada...ficarmos parvos e rirmo-nos um para o outro!!! Tenho de encontar um razão para tal.

Edimburgo é uma cidade extremamente acolhedora e as suas pessoas...à imagem de todas as outras na Escócia são de uma simpatia inigualável...ainda me lembro de uma vez ler um artigo do Miguel Esteves Cardoso...que considerava Dublin como a cidade mais simpática da Europa...estou curioso para visitar a capital irlandesa...porque mais simpatia do que aqui é (quase) impossível!!!
Não sendo uma cidade muito grande...quando comparada com Lisboa, a capital escocesa acaba por ser um misto de tradição e desenvolvimento. Se por um lado as suas tradições se mantêm bem vivas...como o Kilt e o consumo de wisky...podemos também verificar que se trata de uma cidade que não ficou perdida no tempo...e sustenta-se na indústria e mundo empresarial. Ao caminhar pela Princess Street reparamos nas pessoas e concluímos logo que estamos perante um elevado pragmatismo, qualidade de vida e padrão cultural.

Protegida por um altivo castelo, os edífícios e ruas apresentam e denotam um grande cuidado na sua conservação, preocupação essa que é sublinhada ainda pela ausência de mamarrachos.

O único senão da Escócia são os preços...também muito por culpa da libra esterlina...onde quer que vamos tudo tem um preço...e por norma elevado.

Ainda me recordo das duas primeiras refeições que disfrutei em terras do Malte, 60€ e 75€...convidativo não???


No entanto, o que não falta na Escócia são eventos...então para quem gosta de música...Glasgow e Edimbugo são paraísos na terra...onde quer que vamos...encontramos sempre um cartaz a anunciar algo de magnífico.

Nos primeiros dias, e enquanto a Isabel estava a trabalhar tomei a liberdade de andar à deriva pela cidade...sem mapa, com um guia que decidi não usar...dei por mim em locais muito agradáveis...em alguns deles não se avistava vivalma...valeu a pena!!!

Isto tudo só é possível devido à segurança que a cidade e os seus habitantes deixam transparecer, aquele ideia do hooligan a sair do Pub já todo entornado, após mais uma derrota da sua equipa...desvanece-se assim que damos os primeiros passos na cidade...aliás neste país a simpatia está na ordem do dia, sejam eles taxistas ou mais ilegal dos emigrantes...para ilustrar este meu pensamento, cá vai:


Certa noite...decidimos entrar numa daquelas pizzarias pertencentes a uns turcos (daquelas onde o carro de entrega das pizzas é um Honda de 1992 todo acessorizado)...após feita a encomenda...e devido ao meu sotaque 100% não escocês...o dono e o empregado tentam adivinhar qual a nossa nacionalidade...aqui vai o resumo:

-Where are you from?

(Silêncio perturbador e eles continuam): Spain??? Italy??? Greece???

- No!!!

-Do you come from Earth???

- Portugal!

-Ohh Portugal!!!!

-Which team do you support in Portugal?

-Benfica!!!

-Benfica!!! Ronald Koeman!!!

-Blahhhh! He is not that good!!! Mourinho is good!!!

-Ohhh Mourinho...you know... we support Mourinho´s team!!!...you know my friend...In this country women are crazy about Mourinho!!!! (Risos)

A gargalhada foi geral, a simplicidade e boa disposição está bem patente na maneira como as pessoas levam a vida...seja ela a gerir grandes negócios...seja ela a fazer pizzas.

Como não podia faltar, não perdemos a oportunidade de assistir a um bom concerto...sendo assim...Badly Drawn Boy, em Portugal mais conhecido por ter composto a Banda Sonora de About a Boy, esperava por nós em Glasgow.

A percepção com que fiquei da noite em Edimburgo, é que padece de algumas discrepâncias, por um lado encontramos os clubs Posh, e do outro lado temos os locais para estudantes bem mais animados, como o Wee Red Room, um club com algumas semelhanças ao Lubu-Dubu em Cracóvia...música indie, maioritariamente frequentado por estudantes e sobretudo boa onda...e não é isso que a gente quer!!!

Como não podia faltar...fomos passar dois dias a Inverness...mais conhecido pelo seu lago de Ness...onde nasceu a lenda do monstro de Lochness...a viagem de comboio foi atribulada devido à tempestade que se abateu..mas mais uma vez fomos vitímas da simpatia escocesa e fomos de boleia dada por senhora, que nos levou até Inverness.

Inverness é uma pequena cidade no norte da Escócia, que vive essencialmente à volta da lenda de Lochness, onde quer que vamos, deparamo-nos com peluches e imagens da Nessie. No entanto, como não podia deixar de ser a cidade está muito bem conservada e as pessoas são muito bem humoradas, prova disso é a do guia-condutor que nos levou até ao lago de Lochness, um senhor que já ultrapassou os seus 60 aninhos, mas com um sentido de humor hilariante, que nos contou um pouco sobre a lenda e Inverness...passo a traduzir uma pequena história por ele contada:

-Bem...sempre que entro neste autocarro...a primeira pergunta que as pessoas me fazem é se alguma vez vi o monstro de Lochness?...Para ser sincero...Não, nunca tive essa oportunidade!!! Como vou a conduzir tenho de ir concentrado na estrada e não olho muitas vezes para o lago...no entanto...existe outro condutor que hoje em dia já tem oitenta anos...que assegura que já viu o monstro três vezes...eu nunca...no entanto...ele também já foi apanhado a conduzir bebâdo três vezes!!!

Cada vez que passavamos por um palácio ele contava-nos a sua história...do género...a Madonna, a popstar americana veio cá e queria comprar...o Jimmy Page, guitarrista dos Led Zeppelin comprou a casa daquele bruxo...mas nem ele nem a música dos Led Zeppelin alguma vez vão ser tão populares como o bruxo Macstair (acho que é assim)...e por aí fora!!!

Chegados ao barco, que nos transportar sobre o famoso lago de Ness, é possível vislumbrar uma paisagem magnifíca...um sentimento perturbante...emerge na tripulação...e se o monstro aparecesse agora????

A Escócia que vemos nos filmes, dos castelos e das colinas verdes...existe...e em Lochness podemos testemunhar isso!!! Cinco estrelas!!!

Quando me dirigo ao bar do barco...perguntam-nos mais uma vez a nacionalidade...quando dizemos portugueses...o senhor do barco olha para nós de forma impávida!!! Sabem...eu normalmente não leio muito (ao contrário de todos os escoceses) mas no outro dia trouxe um livro que era uma biografia de um português...quando acabei de ler...nunca me tinha acontecido...mas chorei...que pessoa tão boa...eu e a Isabel a olhar um para outro...quem terá sido esse português???...ele ajudou tanta gente...até que perguntamos...Quem???...Aristides Sousa Mendes...um grande homem.

Entretanto, acabavam-se assim os meus 9 dias de férias, num país ao qual prometo voltar em breve.